sábado, 18 de outubro de 2014

Amizade

" Onde estão os meus velhos amigos?
Onde estão? O que é feito de vós?
Tanto tempo passou entre nós..."
Cada vez que oiço esta canção recordo todos aqueles que passaram pela minha vida e a quem tive a felicidade de poder chamar Amigos.
Talvez me achem piegas, mas não faz mal. É que a amizade é um dom que eu cultivo com carinho. Por isso, por que não hei-de dizer que ao recordá-los sinto uma certa saudade, uma vaga nostalgia , uma lembrança alegre e triste de coisa que fizemos juntos, de acontecimentos que vivemos em unísseno, de projectos que construímos em conjunto?...
Alguns destes Amigos já estão no céu , junto do Pai, mas acredito que de lá, apoiam as minhas iniciativas, inspiram os meus "quereres", corrigem as minhas aspirações, ajudam a viver melhor o meu dia-a-dia.
Outros Amigos perdi-lhes o rasto, afastámo-nos e não sei por quê deixámos de nos relacionar. Uma vez ou outra encontramo-nos numa rua de Lisboa e é com alegria e comoção  que nos reconhecemos e abraçamos.
Estamos diferentes, claro! O tempo deixa as suas marcas... Às vezes hesitamos ao esbarrar com uma cara que nos parece conhecida, mas... há sempre um "todo" que nos interpela e que não nos deixa enganar.
Mas ainda há os outros, os Amigos presentes que, mesmo longe estão, para nos acolher, para uma palavra de repreensão ou de esperança, para nos oferecer o seu ombro onde as nossas lágrimas podem correr.
Um Amigo é um bem precioso que é preciso cultivar, compreender, aceitar como é, ajudar a santificar.
Mas não esqueçamos que, entre todos, sobrepondo-se a todos, está aquele Senhor que, presente cada dia e cada hora, do Sacrário nos fala e lá nos espera. É o grande Amigo que nunca se ausenta e que nunca falha quando precisamos . E mesmo quando julgamos que não necessitamos Ele lá está.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário