sexta-feira, 10 de outubro de 2014

À conquista da sabedoria

" A sabedoria da vida está em se gostar do que se faz" diz quem sabe e tem razão.
Aliás, muitas vezes é fácil e estamos a realizar o que escolhemos e tentamos atingir as metas que previamente definimos. Optámos por determinado curso ou profissão, inserímo-nos no meio com que sonhámos desde sempre, vivemos no local que consideramos o melhor para o nosso bem-estar.
Tudo fácil! tudo tal e qual como idealizámos... tudo de molde a facilitar - nos a vida e a proporcionar-nos a felicidade que ambicionávamos. Tudo sem esforço nem luta.
O pior é quando " a vida nos dá a volta " e são as circunstâncias, os acidentes, os outros, que passam a definir os caminhos pelos quais temos que seguir e que não são, necessariamente, os que tínhamos traçado para o nosso futuro.
Então, qual a tentação frequente? Desanimar, irritar-se, desistir.
Mas nada disso conduz à felicidade que todos e cada um de nós procuramos . Logo, há que descobrir os meios para viver feliz e aqui entra a sabedoria de tirar partido de tudo o que acontece; de encontrar alegria mesmo no meio da tristeza e da irritação; de fazer seus os projectos que lhe são apresentados e que não teria escolhido voluntariamente.
Viver a vida com sabedoria é conseguir encontrar o bom e o bem mesmo no meio das contrariedades, dos contratempos, das incertezas. Então, o necessário é dispormo-nos a gostar daquilo que fazemos e não em querer fazer aquilo de que gostamos.
Será que é fácil? 
Mas, por ventura alguma coisa na vida se apresenta fácil, absolutamente? Mesmo quando gostamos?...
Há sempre pedras no caminho, contrariedades que viram a vida do avesso, que parece que nos fazem subir as escadas ao invés...
 Por isso, diz quem sabe, que " a sabedoria está em gostar do que se faz" , em tirar partido do que a vida nos proporciona, em encontrar alegria no que o dia-a-dia nos concede, em saber dizer: obrigada , Senhor. Em ser o optimista que vê o copo meio cheio e não o pessimista que o acha meio vazio.
                        Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário