segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Natividade de Maria

Hoje a Igreja comemora uma das festas de Nossa Senhora - o seu nascimento.
É festa na Igreja, como não podia deixar de ser. Celebramos o nascimento daquela que, desde sempre, se preparou para a resposta ao apelo de Deus " Eis aqui a serva do Senhor".
Foi um Sim voluntário e livre, o mesmo que cada um de nós pode dar , se quiser ser fiel à sedução que Deus dirige a cada homem : Queres?
Para mim é também um dia especial de festa, um dia de celebração, entre mim e o Pai.
É que faz anos, muitos... que fiz a minha Profissão religiosa. 
Foi aqui, no Ramalhão, nesta mesma capela que é a nossa, na presença duma comunidade que não é a actual mas é como se fosse. Irmãs minhas que para mim cantaram o Magnificat de Galineau que nunca mais esqueci e que tento ouvir cada dia 8 de Setembro.
Lembro-me como se fosse hoje.
Havia pouco mais de ano e meio que deixara a minha casa, a minha família, os meus amigos, a minha vida de estudante universitária.
Fui acolhida com carinho e introduzida num meio muito diferente daquele em que vivera vinte e um anos. Até porque eu estava habituada a ser independente e era voluntariosa. Duas "virtudes" achava eu, de que tive que me ir desabituando.
Não me arrependo. Não lamento nada nem coisa nenhuma. Sou feliz hoje como estava nesse dia.
Ontem, num espaço de reflexão que impus a mim mesma, tentei preparar-me para fazer , interiormente, a minha oferta: Eis-me aqui , Senhor, neste dia em que festejamos a Mãe que nos ensinou a dizer o sim, mesmo quando não se entende nem se deseja.
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, OP


Sem comentários:

Enviar um comentário