terça-feira, 16 de setembro de 2014

Festas

Começaram no dia 13 deste mês de Setembro as festividades, religiosas e profanas, em honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel. De 25 em 25 anos a imagem de Nossa Senhora regressa aqui, à paróquia de S. Pedro, onde permanece por doze meses. Depois, com as honras da entrada, segue para outra paróquia aqui do concelho de Sintra, e assim sucessivamente até as ter percorrido todas. 
Durante vários dias, após a chegada de N. Srª, há celebrações, conferências, concertos mas claro! também arraial, "comes e bebes", actividades várias,como não podia deixar de ser.
Temos, portanto, Nossa Senhora aqui, na nossa igreja paroquial.
Nossa Senhora do Cabo Espichel!
Mais uma designação para a mãe que Deus escolheu para o Seu Filho . A mesma que Jesus nos destinou para nossa mãe.
A devoção a esta imagem de Nossa Senhora começou com a visão de um pastor, há mais de setecentos anos. Disse ele que tinha visto uma grande luz sobre o cabo e depois Nossa Senhora a subir a escarpa montada numa mula.
É a lenda mas a devoção mantem-se e naquele lugar foi, no sec. XIV, erigida uma ermida - a Ermida da Memória - na qual ficava guardada a imagem. Depois, levantaram-se instalações para os peregrinos e finalmente construiu-se o Santuário.
Esta designação de Nossa Senhora do Cabo é mais uma das que os homens usam para relacionar com situações ou necessidades: Nossa Senhora das Graças, da Piedade, do Socorro, do Mar, dos Navegantes, das Dores, dos Remédios, da Nazaré, da Conceição... Que sei eu!
Mas todas e cada uma são a mesma Senhora que nos ensinou a dizer Sim , perante um convite que surpreende; que nos incentivou a ficar de pé mesmo perante as dificuldades, acompanhando as dores.
Esta N. Srª do Cabo Espichel vai ficar aqui na nossa capela, àmanhã. Vem visitar-nos, trazer-nos a sua Graça, acolher os nossos pedidos, ouvir os nossos louvores. Junto dela recitaremos o Rosário, a oração grata aos Dominicanos e do agrado de Maria, a Senhora do Rosário, que em Fátima pediu esta devoção para conversão dos pecadores e o fim da guerra.
Connosco estarão todos os que quiserem vir até ao Ramalhão para acompanhar Maria.
             Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário