sábado, 20 de setembro de 2014

Aniversários

Esta quinzena é um período de grandes festas para ex- professores do Ramalhão. Há vários que fazem anos e que não podemos esquecer, apesar de já não trabalharem aqui.
Hoje, por exemplo, é dia de anos duma professora de Português que esteve no Colégio vários anos e de que todos gostávamos muito. Pequenina, com uma aparência frágil, uma voz simpática e agradável, mas com uma personalidade definida e uma vontade criteriosa.
A semana passada, outra professora, esta de Geografia, fez igualmente anos. Como presença, são o antítese uma da outra. Esta é "grande", com uma voz potente, um querer estruturado, ideias bem concebidas. Os seus conselhos são ordens mas não mete mede. Era igualmente estimada e apreciada.
Para a semana, mais duas festas de anos. Primeiro, a professora de Alemão, com o seu ar trocista e um pouco brincalhão. Foi aluna, professora, mãe de alunos. Recordada com carinho e amizade porque as suas aulas e os seus conselhos e opiniões estão na mente de todos. E por último um professor. A sua especialidade são Artes mas no Colégio dedicava-se à técnica informática e a sua presença, sempre discreta, era requerida para todas e qualquer dificuldade a nível de computadores.
É assim a vida. Os tempos mudam; as pessoas passam mas as recordações ficam.
É assim, feita de mudanças, de recordações, de novos ventos e de velhos princípios, a história do Ramalhão:
                                  Uma história...
                                  Uma caminhada...
                                  Um projecto...
                      A pensar nos jovens.
                         Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário