sábado, 6 de setembro de 2014

Chuva!...

Manhã nublada, sol encoberto, chuva miudinha, por vezes  mais agressiva, tempo ameno mas repleto de humidade.
Tudo a lembrar que o Outono vai chegar. Ou, já chegou ,neste ano de estações  um pouco transtornadas.
A chuva lava caminhos, folhas sujas do Verão, telhados empoeirados. Anima as flores dos canteiros  e leva com ela as inquietações, as dúvidas, as incertezas.
Mas, ao mesmo tempo, cria uma certa melancolia, uma certa angústia no coração daqueles que olham pela janela e não encontram respostas nesta cortina húmida e sombria.
São as crianças que, despreocupadas, gostam da chuva, de a acolher como uma bênção , apreciam deixar-se molhar como se fosse um banho de graça. 
Os adultos olham a chuva e levantam outras questões...
Mas o Outono é lindo com as folhas secas espalhadas pelo chão, folhas que cantam quando as pisamos. Lembro-me da minha infância, quando brincava no jardim  e me divertia a pisar as folhas para ouvir o seu cantar. Ou seria o seu lamento?
Hoje, procuro não pisar as folhas secas porque elas  também têm uma história de vida para contar, uma história que ninguém certamente quer ouvir mas que elas vão guardar, como nós guardamos os nossos sonhos, as nossas esperanças, as nossas alegrias mais profundas.
Contemplemos a chuva e pensemos que cada estação do ano é como cada etapa da nossa vida que necessitamos viver de coração aberto, cheio de confiança e amor para dar.
         Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário