quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Acontecimentos

Ontem tive a oportunidade e a alegria de assistir à apresentação dum novo livro, apresentação essa feita no auditório da Ordem dos Médicos. Claro que não foi por acaso que fui convidada, nem por acaso que a apresentação se fez naquele lugar. É que o livro conta a história dum médico conhecido e grande médico - o dr. António Gentil Martins. Era portanto muito a propósito a apresentação ser feita num local a que ele pertence e de que foi mesmo figura iminente.
O título do livro é apelativo " Ser bom aluno não basta" . Para mim, que fui professora "de corpo e alma" , este título diz-me muito porque são verdades que eu defendo.. É preciso possuir valores, ter convicções pelas quais se luta, defender princípios em que se acredita. É tudo isso que faz o homem, mais do que ser apenas bom aluno. E essas são as verdades do personagem do livro .
Mas, houve outras razões para eu estar presente : Quem escreveu o livro, depois de horas de conversa e troca de impressões, foi uma ex-aluna do Colégio, hoje jornalista - a Marta Reis. E a responsável pela edição, outra relação muito querida, que foi professora aqui no Ramalhão - a Cristina Ovídio.
Foi uma tarde muito rica. Aliás foi a Cristina quem fez as explicações necessárias, no seu estilo poético de quem gosta e sabe de Português.
A Marta, igual a si mesma, simples, discreta, contou como tudo tinha acontecido e o prazer que lhe dera escrever este livro e conhecer a história deste homem que fica para a História da medicina em Portugal.
Depois, o professor Adriano Moreira, com a sua graça e a sua maneira de expôr, muito próprias, falou do homem, do amigo, dos seus valores, das suas convicções e do seu trabalho, das histórias que o livro relata e que o entusiasmaram e comoveram.
A sessão acabou com o protagonista da história a agradecer a todos e a cada um e a justificar o trabalho, as alegrias e dificuldades.
Agora, tenho em cima da secretária, uma história autografada que é uma vida e me torna presente uma panóplia de amigos e acontecimentos.
"Ser bom aluno não chega" ...
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário