quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Retrospectivas

Hoje, nem sei porquê, estive a recordar algumas das mil actividades que realizámos ao longo dos anos.
Talvez porque estive em arrumações e encontrei fotografias, marcadores e uma série de pequenas outras coisas que mas trouxeram à memória. Algumas foram mais simples e "caseiras" digamos assim. Outras, tiveram um desenvolvimento e uma envergadura que saiu do âmbito do Colégio.
Quem não se lembra dos 5 séculos de Evangelização e Encontro de Culturas?
Foi uma iniciativa não sei já se a nível do Patriarcado se da Igreja em geral. Mas lembro-me bem que houve uma caminhada debaixo de chuva torrencial, uma Missa em que participámos encharcadas e depois, durante a semana, apresentações no espaço em frente à Torre de Belém. Em determinada altura "perdemos" o sr. Antero e a camioneta. Quase se gerou o pânico mas não valia a pena, que o sr. Antero era muito consciente e cuidadoso.
E recordam-se que, na sequência disto realizámos no Colégio um Arraial de Evangelização e Encontro de Culturas?
Havia barracas alusivas a cada uma das ex-colónias, espalhadas pelo espaço da presa ,com produtos típicos das regiões e alunas vestidas com trajes das várias colónias.
Até estiveram presentes artistas africanos que expuseram trabalhos seus e animaram o ambiente com canções e música africana.
Também tenho presente a SIARC - semana de intercâmbio artístico, recreativo e cultural ou a Feira da Ciência e da Cultura. Em ambos os casos havia apresentação de actividades no âmbito da Ciência e das Letras, mas a SIARC durou uma semana, preenchendo salas, recreios e ginásios, com exposições, actividades desportivas, concursos e teatros.
Outra acção, mas esta mais séria, foi o Congresso Local da Juventude. Vieram oradores de fora falar de assuntos variados , de interesse para os jovens e houve debates entre os alunos e com os professores.
E como não recordar as Semanas Multiculturais? Um grupo ( nunca menos que oitenta, noventa) saía em viagem, simultaneamente recreativa e cultural. O outro grupo ficava no Colégio, entregue a actividades dos mais variados cariz.
Um número imenso de recordações com que me ocupei esta manhã e que vos resolvi transmitir. É que "recordar é viver"..
                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário