quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DIA MUNDIAL DA RÁDIO

A rádio é, na realidade, um processo bem interessante de divulgação de notícias e não só.
Muito antes da televisão fazer a sua entrada pela casa das pessoas, já a rádio era um dos meios mais simples e populares de entretenimento das populações. E mesmo agora. Há muita gente que troca a imagem pelo som até porque este acompanha o trabalho e o pensamento sem exigir concentração no ecrã.
E depois, há locais em que, depois desta mudança entre canal digital e analógico, ficaram sem sinal . Logo, a solução é voltar à velha telefonia e aos programas de rádio.
E, a propósito, há programas e locutores que não podemos esquecer.Lembro, com alguma saudade, um programa da manhã em que António Sala e Olga Cardoso ocupavam as três primeiras horas do dia. Era o Despertar. Há quem critique, quem diga bem, mas todos recordam essas duas figuras da rádio e o seu programa, com concursos, informação, música.
Ele em Lisboa, ela no Porto, parecia estarem a falar lado a lado.
E as gargalhadas da Olga!... Eram conhecidas e davam leveza ao programa que até era algo sério, divertindo, informando, não desvirtuando a realidade, nem utilizando a graça sem graça.
Mas há outros locutores e jornalistas que não podem ser esquecidos. É o caso do Fernando Pessa. Era ele que, da BBC dava as notícias para Portugal da II Grande Guerra.
Depois, fazia reportagens sobre acontecimentos insólitos, factos do dia-a-dia, mil e uma situações vulgares que, relatadas por ele, tomavam a dimensão de grandes acontecimentos.
Há alguém que não se recorde do seu " E esta, ein!" ?
Ouçamos rádio!
Deixemo-nos embalar pelas suas palavras sem rosto e as suas músicas
Encantemo-nos com o que ela nos transmite de paz e de tranquilidade...
Mas, recordemos e peçamos por todos aqueles que trabalham na rádio para nos divertir e informar.
E hoje em particular, em que o mundo a comemora.
               Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário