quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Festas

Dia 18 de Fevereiro! Foi ontem a comemoração do Bem - aventurado João de Fiésole,O.P.
Dito assim,penso que a maioria das pessoas comuns não identificam esta personagem como alguém conhecido. Talvez se falarmos em Fra Angélico se faça luz, a memória se avive  e se recorde a conhecida pintura da Anunciação ou os frescos do convento dominicano de S. Marcos em Florença.
Bem-aventurado fra Angélico! Foi assim designado devido ao conjunto magnífico das suas virtudes e da sua arte. Umas e outra tiveram tal repercussão que se estenderam pelo mundo todo.
Mas, quando nasceu, no final do sec. XIV, em Vicchio (Toscana-Itália)  o nome que lhe puseram foi Guido.
Só em 1420, quando tomou o hábito na Ordem dos Pregadores, lhe deram o nome de João- Frei João de Fiésole, local onde entrou para o noviciado e onde viveu, crescendo em santidade ao mesmo tempo que desenvolvia a sua arte de pintor. Aliás, enquanto adolescente tinha sido essa a sua actividade e o seu estudo. Frei João de Fiésole foi um frade simples e recto, pobre e humilde. Por humildade recusou a cátedra de arcebispo de Florença para a qual o Papa Inocêncio IV o indigitou e continuou, pintando, no seu convento.
Realizou inúmeros trabalhos, conhecidos em toda a parte. 
Pôs ao serviço da arte os dons com que Deus o dotou  sendo assim "um apoio pastoral e espiritual para o povo de Deus"
Morreu em Roma, no convento de Santa Maria supra Minerva, deixando-nos, com os seus trabalhos, o testemunho e o exemplo da sua vida de santidade.

Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário