domingo, 25 de outubro de 2015

Nova oportunidade

Escutando o texto do Evangelho de S. Lucas que nos fala da figueira que não dá frutos há três anos e da atitude do agricultor que a procura proteger, não podemos deixar de pensar no significado, para nós, deste texto. Qual o apelo que ele nos dirige? Que lição nos procura dar? Que ensinamento pretende transmitir-nos?
O dono do terreno, como é natural, não está disposto a ter uma árvore que consome o terreno e não produz frutos. Propõe cortá-la.
Mas o agricultor, homem caridoso, preocupado com os bens que lhe foram confiados, acreditando nas "segundas oportunidades", pede clemência para a figueira descuidada, indiferente e ingrata. Promete que vai cavar à volta, regar, pôr adubo... Enfim! fazer tudo o que está ao seu alcance. Se nada conseguir, então o dono do terreno poderá mandar cortar a árvore.
E quem é este agricultor empenhado, caridoso, que tudo tenta para conseguir resultados? Nem mais nem menos do que a imagem de Jesus que tudo faz para que " nem um só se perca" daqueles que o Pai lhe confiou.
Mesmo quando nada queremos, quando a nossa Fé é diminuta ou nula, quando nos afastamos à procura duma vida sem fruto nem flor, Jesus lá está, chamando, falando ao nosso coração, mostrando o caminho que nos trará à casa do Pai, que nos restituirá a Felicidade.
Com Ele, temos sempre uma nova oportunidade. Aproveitemo-la.

Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário