sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Festa de S.Luis Beltrão

No calendário Dominicano, neste dia 9 de Outubro, faz-se memória de S. Luis Beltrão, um jovem espanhol de Valência que viveu no sec. XVI. Foi, durante algum tempo, Mestre de Noviços no convento de Llombay. Mas depois foram as missões o seu grande campo de apostolado e pregação, influenciado por Frei Bartolomeu de las Casas.
Num dos seus escritos, que foi leitura para o Ofício de hoje, diz uma coisa que achei interessante. Cristo tem três formas de amizade. A primeira, é a dele pelos homens, com a Sua oferta por eles; a segunda, a dos homens uns pelos outros que devem amar à imagem d´Ele; a terceira é a amizade que os homens devem ter por esse Cristo que os ama. E a minha pergunta é coma vivemos a amizade de Deus por nós e como é a nossa amizade duns pelos outros e, pelo próprio Cristo. Afinal Jesus recomendou-nos que nos amássemos como Ele nos amou...  E a amizade é esta forma mais vulgar de designar o Amor.
E nós precisamos de amar.Aliás, a palavra amor , em qualquer das suas formas, é um lugar comum do vocabulário do Homem. Portanto,  precisamos de  amizade, do  apoio do  amigo,  da sua  colaboração,  do incentivo para recomeçar quando desfalecemos.
S. Luis Beltrão ao falar de amizade, como manifestação do amor do Pai, não se esquece de enumerar a amizade dos homens uns para com os outros. Ele certamente sabia como é importante sentir o ombro amigo em que nos podemos apoiar, mesmo sendo outro o tempo e ele um asceta...
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário