sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Magia do mês de Outubro

Outubro um dos meses importantes do calendário porque nele se honra particularmente a Virgem Maria, Senhora do Rosário. É o mês em que lembramos a última aparição de Nossa Senhora em Fátima, o atentado sofrido por João Paulo II, a vinda de Papas ao Santuário, etc.
Para nós, Dominicanos, é um mês especial porque incentiva a nossa devoção a Maria e à reza do Rosário. O rosário é, aliás, uma das nossas tradicionais devoções. Há mesmo uma   lenda que  diz que foi Nossa Senhora que deu o Rosário a S. Domingos e, não há convento ou capela dominicana em que não esteja o quadro representativo dessa dádiva.
Claro que é história mas o que é verdade é que desde sempre esta devoção se espalhou e se manteve na Ordem de S. Domingos.
E certamente foi ela que o inspirou a tornar sua e da sua Ordem esta devoção, devoção esta que vem da Idade Média mas que só no sec. XV tomou a estrutura que lhe conhecemos. E isto deve-se a Alamo de la Roche e, no século seguinte ao papa dominicano S. Pio V.
O Rosário reza-se nos conventos, nas paróquias, nas comunidades leigas, nas famílias. Façamos um esforço para o termos mais presente neste mês que lhe é dedicado.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.






Sem comentários:

Enviar um comentário