sábado, 3 de janeiro de 2015

Um nome que é festa

Hoje, na Ordem Dominicana ( e em toda a Igreja de modo facultativo)  festeja-se o Santíssimo Nome de Jesus.
Depois do Natal, mais uma festa dedicada ao Menino que veio ao mundo e a quem o anjo deu o nome de Jesus mesmo antes da sua concepção.
Jesus, a quem muitas vezes denominamos por Cristo, o Salvador, mas cujo nome que lhe foi dado. como seu, é o de Jesus.
Em toda a parte se festeja o Seu nascimento, com mais ou menos interioridade, mais ou menos festa. Por todo o lado se lembra a vinda d ´ Aquele que Deus mandou para salvação dos homens. 
No domingo, temos a festa da Epifania, a presença dos Magos, dos estrangeiros, que também vêm prestar a sua homenagem, e continuamos a pôr Jesus no centro do nosso dia .
Mas depois... nos planos que fazemos, nos projectos que traçamos, nos desejos que formulamos, é Jesus que tem o primeiro lugar?
Começou um novo ano. Sempre, uma semana depois do Natal, se inicia o novo ano civil. E desta vez, há sol, há alegria no ar. Era importante que esse sol fosse a imagem de Jesus que nos enchesse o coração. Era necessário que representasse um convite à confiança e à esperança ao qual déssemos uma resposta livre e alegre. Que bom se fosse em alegria e confiança que elaborássemos os projectos para este novo ano!...
                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário