Vi uma parte desta frase como título dum livro pousado na montra duma papelaria. Não me dizia nada de especial. Depois, por acaso, descobri a frase completa nuns apontamentos antigos, com a indicação de que era um provérbio Japonês. Realmente, extraordinária a sabedoria japonesa.Já constatei isso várias vezes. Aqui, nesta frase tão simples põem em evidência a necessidade da caminhada que faz parte da vida de todo o Homem. Mas, simultaneamente salientam a extraordinária capacidade da amizade, que torna fácil o que é difícil e simples o que se apresenta como transcendente.
É que realmente ter um Amigo é ter um apoio, um incentivo, um remédio para os males, as incertezas, as dificuldades que nos assediam no dia-a-dia.
E depois, a Vida é uma caminhada contínua mas não necessariamente linear. Tem curvas e contra-curvas, subidas e descidas, dias radiosos e noites tenebrosas. No caminho há pedras que magoam os pés e a alma; há muros que impedem o nosso avanço; há obstáculos que suscitam mudanças de itinerário.
Claro que connosco vai sempre o Amigo por excelência, Jesus Cristo, o nosso Irmão... Mas, Ele nem sempre se mostra, nem sempre é directo, nem sempre nos fala.
Às vezes utiliza aqueles que estão ao nosso lado para dizerem a palavra certa no momento adequado . Se esses forem os amigos, farão também o caminho connosco e a sua amizade afastará as pedras, derrubará os muros, ensinará quais os itinerários alternativos.
Realmente, "ao lado do Amigo nenhum caminho será longo"
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário