quinta-feira, 31 de julho de 2014

Festa de Santa Marta

Esta semana uma festa que nos interpela : a festa de Santa Marta.
É uma das Mulheres de que nos fala o Evangelho: é a  irmã de Maria e da Lázaro, aqueles três irmãos, amigos de Jesus, em casa de quem Ele se instalava com os discípulos, quando se deslocavam a Jerusalém.
Marta, aquela jovem que nos surpreende quando se dirige ao Mestre pedindo para que Ele diga à irmã que a venha ajudar. Afinal ela está cheia de trabalho, demasiado ocupada a preparar tudo para o Mestre e a irmã... sentada a ouvi-Lo, Só que Maria tinha "escolhido a melhor parte..." 
Não sabemos como Marta reagiu mas temos a certeza de que nem todo o trabalho do mundo nos deve afastar da escuta do Senhor.
Mas Marta é uma mulher de Fé. E nós temos a certeza ao ler o Evangelho da sua festa. Lá é-nos contada a sua conversa com Jesus aquando da morte de Lázaro. Quando o Mestre chega ela vai ao Seu encontro e afirma acreditar na ressurreição no fim dos tempos. É uma profissão de Fé !
E mais, acrescenta que sabe que se o Mestre estivesse lá o irmão não teria morrido. Só que agora, quatro dias depois, não põe sequer a hipótese da possibilidade duma volta à vida.
É uma mulher de Fé muito embora também uma mulher de acção.
Jesus recompensa a sua certeza e Lázaro volta à vida.
Precisamos de actividade mas esta tem que estar cimentada pela Fé e pela interioridade que nos torna Jesus presente.
Em cada momento, saibamos procurar e "escolher a melhor parte que não nos será tirada"
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário