"Os que semeiam com lágrimas recolhem com alegria"
Esta frase faz parte dum salmo que rezamos no Ofício, muitas vezes e que apela para que tenhamos presente a vida , olhando-a com alegria e esperança, mesmo quando se apresenta dura e difícil.
Nada se constrói sem esforço ; coisa alguma se realiza sem persistência; nada conseguimos sem confiança, sem esperança.O salmo começa dizendo que "Quando o Senhor restaurar os destinos de Sião..." Mas Ele já restaurou, já trouxe consigo a paz, o perdão, o Amor. Ele já morreu e ressuscitou. Já nos deixou a Sua mensagem e pediu a nossa colaboração.
Jesus já veio e já nos prometeu o Seu Reino, onde encontraremos a felicidade se O acolhermos e o seguirmos.
E aqui é que entra a continuação do salmo : "Na partida vai chorando o que leva a semente... e semeiam em lágrimas ".
É que todos nós temos um caminho a seguir , um caminho de escolha livre, que nem sempre é fácil, plano, que é feito de sucessos mas também de recuos.
Claro que levamos connosco a semente da Graça mas essa semente tem que ser lançada à terra, regada, cuidada. E isso...é muitas vezes causa de dor, de desânimo, de preocupação.
E, no caminho a percorrer quantos escolhos, quantas ilusões, quantos desvios...
Quantas sementeiras perdidas, quantas ilusões frustradas, quantos sonhos baldados!
E no entanto, a promessa contida no salmo prevalece:
"Quando o Senhor restaurar Sião..."
Temos que olhar com esperança o futuro que nos aguarda e acreditar que Sião já foi restaurado e portanto o nosso sonho pode encontrar realização. Podemos ter chorado, mas havemos de rir e de cantar.
Simplesmente, só semeando com lágrimas encontraremos a alegria da colheita e a felicidade da nossa identificação com Cristo.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário