quinta-feira, 10 de julho de 2014

Acreditar sem ver

Na quinta feira passada foi a festa de S. Tomé, aquele apóstolo incrédulo que duvida da informação dos seus colegas tão extraordinária e impossível lhe parece.
Ele era um homem positivo para quem só se acredita naquilo que se vê, naquilo que se experimenta, naquilo que tem realidade aos seus olhos.
Conhecia talvez demais!...
Temos muitas vezes a ideia de que só as pessoas com pouca cultura acreditam sem ver, confiam sem experimentar. Por isso ele teve aquela exclamação: " Só acredito se colocar a minha mão na chaga do Seu lado..." 
Mas, perante a pessoa de Jesus ele nem hesitou : "Meu Senhor e meu Deus!" . E Jesus não o rejeitou nem lhe deu qualquer explicação adicional. Simplesmente o convidou a fazer aquilo que Tomé considerava essencial - a experiência. E deu-lhe uma lição que é também para nós " Bem aventurados os que não viram e acreditaram".
A grande maioria dos cristãos não viram Jesus. Isso é um privilégio de almas de eleição... Mas, não importa. A todos nós foi dada a Fé, no Baptismo, e é por ela que podemos dizer como Tomé : "Meu Senhor e meu Deus" . 
E a Fé é isso. É acreditar sem ver ; é crer, porque se tem a certeza  e a confiança na Verdade que é Deus.
Claro que hoje em dia há uma tendência enorme para duvidar de tudo o que não passa pelo crivo do nosso conhecimento imediato. É a influência do desenvolvimento experimental e técnico. Mas aos cristãos, Jesus pede a sua confiança, que acreditem no Seu testemunho.
E Tomé é um exemplo para nós. Começou por exigir provas, experimentar, ver. Mas diante de Jesus, não precisou de mais nada. Esqueceu as suas exigências e as suas dúvidas. Dobrou-se ao inevitável: a certeza que lhe inundava o coração.
E nós, não temos Jesus sempre vivo, presente, convidando-nos a reconhecê-Lo e a segui-Lo?
Diante do Sacrário digamos com Tomé :" Meu Senhor e meu Deus"

Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário