sábado, 13 de agosto de 2016

Incêndios

Chega o Verão, o calor, o sol, a alegria. E, sem aviso prévio, abate-se sobre as florestas, as casas, as populações, o terror dos incêndios.
São florestas queimadas, casas destruídas, populações em perigo e mesmo feridos e mortos.
E não há dedicação de bombeiros que seja suficiente, não se consegue que os meios terrestres e aéreos sejam eficientes.
Pelo caminho, acusa-se a prevenção, a falta de meios, a intervenção tardia...Mas a catástrofe continua porque o calor é intenso, os ventos adversos e um grupo de indivíduos, sem escrúpulos nem respeito pelo próximo, continua a atear os fogos.
E há quem pergunte: "Será que Deus não sabe do calor, dos ventos, da falta de consciência dos homens?" .. Claro que sabe, que está atento, que acompanha os acontecimentos - diz-nos a nossa Fé.
Simplesmente Deus deu a liberdade ao Homem e com ela os homens conseguem ultrapassar todos os limites, preticar todas as inconsequências, até actuar negativamente nas condições atmosféricas.
Ao Homem Deus deu a Liberdade. Para o Bem e para o mal. E, por isso, vemos os acontecimentos evoluírem sem que Deus intervenha. Ele está atent; Ele quer a Felicidade de todos e de cada um de nós; Ele não pode aprovar aqueles que escolhem o caminho do mal. Mas, antes de tudo está a Liberdade e é ela que nos tem que conduzir ao encontro do Bem.
Mas lembremos esses homens e mulheres, destemidos e corajosos, que têm arriscado a vida para defender floresta,bens e vidas de outros homens. Esses Homens que se chamam BOMBEIROS e não lutam por nenhuma medalha.
 Peçamos por eles ao Pai e colaboremos com eles na medida das nossas forças.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário