domingo, 14 de agosto de 2016

Finalmente

Terminou, finalmente. o incêndio na ilha da Madeira. E terminou com uma homenagem aos bombeiros da ilha. Homenagem merecida, manifestação sincera daquele povo que reconhece o muito que aqueles homens deram para os proteger e ajudar.
Até me comovi quando assisti à reportagem na TV. E, ao mesmo tempo, recordei imagens daquela ilha que visitei várias vezes com as minhas alunas.
Certamente elas também se lembram dessas viagens. Ficámos num dos Hotéis, com nome das flores da Madeira, situado perto da Fundação onde trabalham as Irmãs Dominicanas. E tínhamos uma guia que nos levava a visitar os vários locais típicos da ilha: Santana, Monte, Porto Moniz, Pico do Areeiro,etc.
E comprámos orquídeas no largo da Sé; e andámos nos carros típicos, que descem a encosta, puxados por homens experientes; e visitámos o centro histórico; e almoçámos bifes de atum que pareciam de vitela; e assistimos à festa das flores; e até conseguimos entrada na exposição no dia que era só para as autoridades... Privilégio para um grupo de alunas do continente...
Hoje, ao ver as imagens na TV, sinto um arrepio. Pelo pavor que foi e pela beleza que está destruída e é necessário fazer renascer.
Apetecia-me agradecer ao Cristiano Ronaldo e a quantos que, como ele, se prontificaram para ajudar à reconstrução. Espero que o pedido dos Bispos também seja bem acolhido.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário