sábado, 29 de novembro de 2014

Curiosidades

A propósito do Hábito branco dos Dominicanos, lembrei-me da origem da veste branca do Papa que é uma consequência da eleição dum Papa que era frade da Ordem dos Pregadores- S. Pio V e vestia portanto de branco.
Mas talvez porque os frades da Ordem dos Pregadores existem desde o século XIII, e tiveram muitos conventos em Portugal ; talvez porque a Ordem engloba vários ramos : frades, monjas, religiosas de vida apostólica e leigos comprometidos com a Ordem, há em Portugal outras influências. 
Uma, acabei de a ouvir contar...
Conheceis a bandeira da Câmara municipal de Lisboa? 
Lembrai-vos das cores que a formam?
Pois nem mais nem menos do que branco e preto como o nosso hábito dominicano. E isto, por quê?
Talvez haja muitas razões; dão-se imensas explicações, certamente válidas...
Mas uma delas e a que diz quem parece saber, está relacionada com a Ordem Dominicana. Talvez seja invenção, talvez boa vontade de amigos e admiradores, mas não deixa de ter o seu quê de curioso.
Diz aquele conhecedor que se deve a cor da bandeira ao 1º Presidente da Câmara de Lisboa, que era Terceiro Dominicano, um dos tais leigos comprometidos com a Ordem.
Então, por admiração ou como testemunho duma presença,quis que a bandeira da sua câmara tivesse as cores da Ordem a que pertencia: o branco e o negro característicos.
Não tem representada a cruz que surge no emblema da Ordem. Era demasiado!... Mas a disposição das cores pode fazer lembrar essa mesma cruz.
Talvez não seja verdade; pode ser apenas desejo dum   entusiasta; mas, é um dado que sempre nos chama a atenção para uma Ordem que teve e tem a sua acção positiva e insubstituível na Igreja portuguesa.
                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

1 comentário:

  1. Deve-Se a João das Regras que era dominicano da Ordem Terceira e que está sepultado no coro do Convento de S. Domingos, na Igreja do Rosário, em Benfica, juntamente com o famoso frei Luis de Sousa.

    Vale a pena ver o túmulo.

    ResponderEliminar