sábado, 8 de novembro de 2014

Tristezas e alegrias da História

25 anos sobre a queda do muro de Berlim! A Alemanha está a comemorar o acontecimento e tem razão para isso. O mundo mudou e ela foi a primeira a testemunhá-lo,
A queda do muro de Berlim não foi só a possibilidade da unificação da Alemanha, a felicidade do reencontro de famílias separadas há 30 anos, o grito de liberdade para todos. Foi muito mais do que isso, porque afectou positivamente toda a Europa, dando-lhe a liberdade de expressão e de vida. E por que não dizer da mudança para todo o mundo? Claro que também houve excessos, erros, deficiências... É inevitável. Mas o saldo é positivo.
No meio de toda a euforia das comemorações, ouvi ontem na TV que alguém tinha retirado algumas das cruzes que, no lugar mítico do muro, assinalavam o sítio em que tinham morrido os que tentavam saltar.
E retirado, para quê? Disse o repórter, para as colocar noutro lugar em que fossem  uma chamada de atenção para o facto de que muitos ainda não têm as mesmas possibilidades do povo da Alemanha.
Realmente ainda muitos homens e mulheres ,no mundo,estão longe de ser livres, de poderem expressar as suas ideias, de viver ao seu gosto, a sua vida.
E é para testemunhar esta realidade que aquelas cruzes foram levadas. Serão colocadas algures num ponto onde indiquem que são a voz dos que não têm voz, são a expressão dos que não podem exprimir-se, são a vida dos que não têm vida própria.
Que não nos esqueçamos nunca de todos esses que o mundo às vezes parece esquecer e, se não podemos fazer mais nada,ao menos podemos rezar  Podemos ter presentes, junto do Pai, aqueles que sofrem , aqueles que não foram abrangidos pela felicidade da queda do muro de Berlim.
                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário