segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Eis que Ele vem

Chegou o Advento! A a advertência que o primeiro domingo nos faz é : Vigiai! É por assim dizer não só a vinda breve do Messias mas também o anúncio duma vinda, " não sabemos como nem quando"  no fim dos tempos.
Vigiai! porque não sabeis o dia nem a hora. É simplesmente um anúncio duma vinda de que Isaías já falava , apresentando Deus como Pai e Redemptor  que deixa que os filhos se afastem mas a quem promete a salvação. É um passado de esperança e confiança, o texto de Isaías.
Depois, temos S. Paulo chamando a atenção dos Coríntios para o modo de viver de todos e cada um. Anuncia-lhes a presença de Jesus Cristo que deu aos homens "todo o dom da Graça" esperando que eles o aproveitem para se prepararem para o encontro definitivo com o filho de Deus.
Mas o alerta para a vigilância indispensável é-nos dado por S. Marcos no seu Evangelho, dizendo-nos que temos que ser como aquele porteiro que guarda a casa do seu senhor, atento e vigilante "porque não conhece o dia nem a hora" em que ele vai regressar. É a preparação para uma vinda futura, desconhecida mas certa.
Nesta caminhada de certezas que é o Advento, devemos ter espelhado o caminho da vida, cheio de dúvidas e incertezas mas que é necessário percorrer confiantes, na senda de Jesus, à guarda da Igreja que Ele nos deixou.
O Natal é a antecipação simbólica da última vinda, aquela que nos conduzirá ao "mundo que há-de vir", mas que não sabemos quando nem como.
Entretanto, permaneçamos seguros e confiantes.
                       Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P. 

Sem comentários:

Enviar um comentário