domingo, 14 de dezembro de 2014

A caminho do Natal

Terceiro Domingo do Advento. Domingo da Alegria, porque o Natal está próximo. 
Caminhamos a passos rápidos para ele.
Talvez fosse altura de parar para nos interrogarmos como têm sido esses passos : Lentos, atentos, reflectidos ou rápidos e sem cuidado?
Como tem corrido a nossa preparação? Como temos acolhido e vivido o convite de Jesus? Mesmo se Ele transtornou os nossos planos e modificou os nossos objectivos...
Olhemos para Maria. Também ela foi apanhada de surpresa e viu alterados os seus projectos de vida. 
Encontrou-se comprometida com uma família e com um bebé nos braços. Um bebé que, por desígnio do Altíssimo, é o Filho de Deus que vem para salvação da humanidade.
Claro que Maria pôs interrogações, fez perguntas ao Anjo da Anunciação. Talvez ficasse inquieta e receosa mas... a sua resposta foi simplesmente : Faça-se em mim a Sua vontade.
Neste Advento, podemos ter novamente presente toda esta realidade que a Bíblia nos conta; devemos reflectir no modelo que é para nós Maria; talvez pensar como reagiríamos se fosse connosco este convite feito por Deus. Que, em boa verdade é!...
Também a nós Ele se dirige para nos perguntar : Queres? Queres aceitar as contrariedades como as alegrias? As dificuldades como as linhas rectas da vida?
O Natal aproxima-se... Até a atmosfera resolveu mostrar que estamos no Inverno, tempo propício para enquadrar o nosso presépio.
Olhando a chuva que cai penso que ela vai limpando também as nuvens escuras do nosso espírito para nos deixar antever as graças e dons que o Natal oferece.
Estamos a tempo de preparar o nosso coração para cantar o Adeste fideles.
                    Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário