quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A Novidade é precisa...

A rotina marca muitas vezes a nossa vida e de tal maneira nos habituamos a ela que a vida se nos torna uma monotonia . Tira-nos mesmo toda a alegria de viver e torna-nos uma espécie de robôs cumpridores de tarefas.  
Esquecemo-nos que, embora a rotina seja necessária e útil, há um outro aspecto igualmente importante e que dá cor aos nossos dias: a novidade.
E o que é a novidade?. São os pequenos e grandes acontecimentos diários, revestidos de algo que os torna diferentes. Ou são os nossos olhos , fechados e abertos de novo, que vêem de modo diferente a realidade, mesmo a conhecida.
Afinal, cada dia é diferente do dia que o precedeu e distinguir-se-á do que lhe segue.
Cada noite dá sempre  lugar a uma manhã. Tudo igual e tudo diferente, como  diferentes são as estações e os dias do ano.
E se pensarmos no Ano Litúrgico, embora comece sempre com o Advento, tenha o seu ponto alto na Páscoa e continue pelo "tempo comum", o facto é que os textos só se repetem de três em três anos . E, cada um deles nos apresenta a sua versão, sempre igual e sempre nova.
Quando nos deitamos, olhamos para o hoje, talvez para o ontem; mas só podemos perspectivar o àmanhã.
Amanhã, como será? Este "desconhecido"é a Novidade que chega. E que é importante...
Precisamos de parar, na rotina que enche os nossos dias, para encontrar a alegria do novo dia que nos deslumbra e entusiasma. E nessa alegria da novidade, temos a maneira nova de oferecer o conhecido de cada dia, de renovar a oferta sempre igual e sempre nova.
A Rotina estiola o coração do Homem , feito à imagem de Deus. Sempre abertos ao que é novo, vivamos cada dia buscando a novidade que Ele encerra.
                   Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário