sexta-feira, 8 de maio de 2015

Maria, Mãe da Igreja e Mãe nossa

Ontem,. dia 7 de Maio, foi o aniversário do meu Baptismo. E é como Baptizada que festejo a Ressurreição de Jesus e a minha Consagração religiosa.
Alias o Baptismo, em que se recebe o Espírito Santo com os seus dons, insere-se nesta quadra que estamos a viver, o Tempo Pascal e em que, pouco a pouco, nos aproximamos da festa do Pentecostes.
Não sei se os meus pais e os meus padrinhos escolheram intencionalmente o mês de Maio para fazer cristã essa menina que era a primeira filha e o elevo de todos. Mas o facto é que aconteceu neste mês consagrado a Nossa Senhora e ela tem, de alguma maneira marcado a minha vida. Até escolhi uma Congregação Religiosa em que Maria e o Rosário têm um lugar privilegiado...
E a propósito, no próximo domingo, vamos ter connosco , durante a Missa, a imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel que anda em peregrinação por Sintra e se tem encontrado na Igreja de S.Pedro.
Esta é mais uma razão para termos presente Essa a quem Jesus, do alto da cruz nos entregou: "Mulher, tens aí o teu filho!".
Jesus referia-se a S. João mas nele englobava todos os Homens que assim se podem dirigir a Maria chamando-lhe Mãe.
Não sei porquê, lembrei-me duns versos de Paul Claudel, dirigidos a Nossa Senhora:
    "Não tenho nada para dar...
     Nada a pedir...
     Venho simplesmente, Mãe para te olhar.
     ... Sabendo apenas isto
      que eu sou teu filho,
      Mãe de Jesus Cristo..."

Ajoelho-me para cumprimentar Maria. De olhos postos nela e os dedos fazendo escoar contas do Rosário, vou murmurando:
                                          Avé Maria, cheia de graça...
                                          Santa Maria... rogai por nós...
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.






Sem comentários:

Enviar um comentário