terça-feira, 5 de maio de 2015

"Amai-vos..."

Continuamos a viver o Tempo Pascal. Por toda a parte  continuam a soar os alleluias pascais. Mas eles não nos impedem de recordar  a advertência do Senhor:
"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei." 
E Ele amou-nos até à morte!
Claro que aqui, os cépticos, são logo levados a perguntar: Mas, o que é o amor?  Assim um pouco à semelhança de Pilatos que também se questionou:..." E o que é a Verdade?"
A Pilatos, Jesus nem respondeu directamente... A Sua vida testemunhava que Ele era a Verdade mas também o Caminho e a Vida.
Aos cépticos, talvez possamos aconselhar a leitura do livro da Bíblia - o Cântico dos cânticos. Ele é um autêntico hino de exaltação ao Amor.
Ao amor humano dirão...
Talvez! mas certamente com toda a incidência e o reflexo do Amor divino na busca, na procura daquele que se ama. E esse que temos que procurar é Jesus, Ele que é o Amor por excelência. E temos que O procurar sem dúvidas, sem desânimos, à luz do dia e no silêncio da noite, tal como a esposa do Cântico dos cânticos procura o seu amado.
É uma procura que é uma dádiva, um compromisso e que nos leva a seguir um caminho com um único sentido, o que nos conduz ao encontro do Pai.
"Pôr a mão no arado e olhar para trás..." É incompatível com a dádiva, o compromisso, o Amor.
Ir. maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.



Sem comentários:

Enviar um comentário