segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

" Recordar é viver "


Ontem foi dia de festa em Lisboa.

Lá fomos todas aos Jerónimos à apresentação de cumprimentos ao sr. Cardeal Patriarca.
Igreja cheia! Eram os Bispos, os cónegos, os padres, os religiosos e os leigos...
Toda a família diocesana que se reuniu para cantar Vésperas e o Te Deum em acção de graças.
Porque fomos muito cedo (com a ameaça de que podia não haver lugar, foi um despacho...) houve tempo para pensar, rezar e recordar. Os Jerónimos - mosteiro de N. Srª de Belém - é demasiado grandioso para não trazer ao pensamento milhares de histórias da História E não só!... Lembranças de acontecimentos e vivências...
E, não sei porquê... ou sei!  recordei uma outra celebração  que, há quase 50 anos, ali também ocorreu. Também havia Padres, religiosas das nossas casas e não só, alunas, professores, amigos... 
Foi a Missa dos 25 anos do Colégio do Ramalhão.
Celebrou o sr. P. Victor Feytor Pinto e com ele concelebraram Frades Dominicanos, entre eles o sr. P. Domingos, O:P: nosso capelão.
E como "recordar é viver", vivi momentos intensos, com o sr. Cardeal e revivi situações inesquecíveis passadas lá e aqui no Colégio.
Lembrei igualmente a celebração comemorativa dos 5 séculos de Evangelização e encontro de culturas. Também foi lá nos Jerónimos e precedida duma marcha que devia ser apoteótica mas que decorreu debaixo de chuva intensa. Outros tempos.
Ir. Maria teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário