domingo, 29 de maio de 2016

Solenidades que marcam

Foi na 5ª feira! Um feriado reposto mas que para nós, católicos, é muito mais do que isso: um dia marcante, um apelo à nossa Fé, uma presença que se perpetua.
Solenidade do SSmo Corpo e Sangue de Cristo.
Foi na 5ª feira e não é por acaso que se celebra numa 5ª feira... É que esta festa torna presente uma outra, a de 5ª Feira Santa.
Nessa noite, Jesus deu-se aos seus Apóstolos sob a forma de pão e de vinho e encarregou-os de fazer isso "em Sua memória".
São os Apóstolos que O vão substituir para O tornarem presente sob as duas espécies, tal  como hoje são os seus sucessores que  continuam a fazer o que Ele fez.
E será que os Apóstolos entenderam logo o que o Mestre esperava deles? Será que perceberam imediatamente qual a sua Missão? Talvez não. Mas certamente com a descida do Espírito Santo...
Engraçado que os Evangelhos nos contam um outro episódio em que Jesus tem o "papel principal" de multiplicar os pães; mas depois, compete aos Apóstolos o distribuírem-nos pela assistência. Tal e qual como são eles que recolhem as sobras.
E são doze cestos que ficam cheios... tantos quantos os Apóstolos.
Coincidência? Claro que não! É mais uma vez uma chamada de atenção para o papel que Jesus quis dar aos seus Apóstolos. Tudo na Bíblia tem um significado.
Solenidade do Corpo de Deus... Eucaristia... Dobremos os joelhos e digamos: Meu Senhor e meu Deus, eu Creio.E confiemos que o Espírito Santo aumente a nossa Fé.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário