terça-feira, 24 de maio de 2016

Pregador e Santo

Não é hoje a grande festa de Nosso Pai S. Domingos. Ela realiza-se a 8 de Agosto. Mas hoje, 24 de Maio, celebramos a transladação do seu corpo da campa rasa, "aos pés dos seus irmãos", na Igreja de S. Nicolau de Vinhas em Bolonha, para o túmulo que Gregório IX sugeriu que se construísse.
Foi nesse momento da transladação que o corpo começou a exalar um perfume maravilhoso, "manifestando como Domingos era um bom odor de Cristo".
E porque Agosto é tempo de férias, frades e freiras Dominicanos reúnem-se, neste dia, para homenagear o seu Pai Domingos de Gusmão.
E S. Domingos bem merece duas festas dos seus filhos. Foi ele que lhes ensinou o caminho da santidade por Jesus Cristo; foi ele que lhes chamou a atenção para todos aqueles que, ávidos da Verdade, necessitavam a sua palavra e o seu exemplo; foi ele que lhes apresentou como modelo um Jesus Cristo sofredor, presente em todos os que choram; foi ele que lhes mostrou a fraternidade entre os irmãos.
Somos Dominicanos e queremos segui-lo: na oração, no estudo, na vida comum e na pregação, os quatro pilares da Vida Dominicana.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário