quinta-feira, 19 de maio de 2016

Maio, um mês de ternura

Maio é sempre um mês especial , porque o dedicamos a Maria.
E temos razão para lhe dar um lugar especial no calendário. Temos razão para o dedicarmos a Nossa Senhora. Independentemente das suas aparições, pedidos e recomendações; dos seus milagres e promessas, Maria merece um lugar privilegiado. Ela é a Mãe que Jesus nos deixou do alto da cruz, ao dirigir-se a S. João : "Eis a tua Mãe!"
E antes, Maria era uma jovem que aceitou ser Mãe do Filho de Deus apenas porque era "a serva do Senhor" e queria fazer a Sua vontade.
Mas este ano, o mês de Maria foi "atrapalhado" pelo menos, por dois grandes acontecimentos : a Ascensão do Senhor e a Festa de Pentecostes. Até podemos pensar que tiraram importância ao mês dedicado a Maria e que ficámos divididos entre estes dois marcos: o fim do Tempo Pascal e a vivência mariana do mês que é dedicado a Nossa Senhora. Mas não! As festas de Jesus têm o seu lugar mas não ofuscam o amor a Maria.
E, para nós Dominicanas, a presença de Maria nas nossas vidas é sempre marcante. E presente também, sempre, a devoção ao Rosário. Essa devoção, que Maria veio pedir em Fátima, mas que os Dominicanos já espalharam pelo mundo, entre crentes e não crentes, desde o sec. XIII.
O mês de Maio vai-se escoando lentamente e lentamente se aproxima do último dia com uma festa grandiosa a Nossa Senhora.
Não o deixemos fugir sem aumentarmos a nossa devoção e sermos capazes de dizer do fundo do coração:
Avé Maria...o Senhor está contigo... bendita és tu entre as mulheres.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P



Sem comentários:

Enviar um comentário