domingo, 7 de junho de 2015

Festa do Corpo de Deus

Novamente lembramos Quinta-feira Santa.
Mais uma vez recordamos a Última Ceia e os acontecimentos que a antecederam e que se seguiram a ela.
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo! É Jesus que se fez homem, morreu por nós e quis ficar entre nós para ser nosso alimento. 
É um acontecimento tão importante e que nos transcende de tal maneira que impõe uma festividade nova - a festa do Corpo de Deus, como lhe chamamos vulgarmente. Nela, todos nos devemos prostrar para agradecer, para glorificar, para dizer: Senhor, aqui estou!.
Em Lisboa, e certamente noutras cidades, a multidão dos cristãos desloca-se pelas ruas da Baixa acompanhando Cristo feito pão da Eucaristia. É o seu testemunho de Fé e um convite à renovação dessa mesma Fé. 
É impressionante a devoção dos que O seguem; a espera silenciosa e interior dos que aguardam a Sua passagem ; a atitude expectante mas respeitadora dos turistas ou simples curiosos.
Cristo desce à rua, entre orações e cânticos, neste dia em que veneramos publicamente o Seu Corpo e Sangue, a Sua oferta de Amor. Não O acompanhamos na Sua solidão, como na 5ª feira Santa; testemunhamos o Seu mandamento: "Ide e ensinai..."
E a procissão segue... em oração e adoração.
Cada um de nós, no íntimo da sua alma, no silêncio da sua vida, dobra os joelhos, inclina a cabeça e faz a sua oferta de amor.
                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário