terça-feira, 16 de junho de 2015

Contemplação- privilégio ou actividade?

"Contemplari et contenplata aliis tradere"
É o lema da Ordem a que pertence a minha Congregação - a Ordem Dominicana. Um Lema que S. Tomás de Aquino nos apresenta e que S. Domingos viveu desde a primeira hora : " Contemplar e dar aos outros o fruto da nossa contemplação"
Mas, o que é contemplar ? Acho que não encontramos em nenhum dicionário uma definição plena e absoluta para esta realidade.
É que contemplar é uma atitude interior, uma acção positiva de ser, um debruçarmo-nos sobre nós mesmos e olhar, sem ver. É admirar, extasiar-se perante Deus, a Sua obra de criação, o Seu Amor que O levou a dar-nos o Seu Filho para nossa salvação.
Contemplar é tentar incluir em nós, no nosso coração e na nossa vida, uma porção da perfeição que é Deus, da Sua Verdade infinita, do Seu Bem inesgotável.
Contemplar é ajoelhar e dar graças por todos os dons recebidos, por todas as graças alcançadas, por todas as virtudes desenvolvidas. Mesmo sem ver, sem entender.
E de tudo isso... partilhar, fazer participantes aqueles que nos rodeiam, dar com uma mesma simplicidade com que se recebeu, fazer os outros usufruir duma Alegria , duma Felicidade e duma Paz que foi um dom gratuito, numa atitude de disponibilidade e de entrega.
Abramos o coração e demos de graça o que de graça recebemos.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário