segunda-feira, 29 de junho de 2015

Brinquedos

Ia a caminho da casa dos meus pais em Lisboa. A cabeça um pouco no ar, cheia de mil e um pensamentos diferentes , ocupações e preocupações para esse dia.
De repente estaquei diante da montra da loja do lado.Nem mais nem menos do que uma exposição de bonecas de pano.
Recordei a minha infância. Também eu, no meio de outras, tinha uma boneca dessas, de cabelos de lã, olhos redondos, muito bem pintados , boca risonha, apesar de linear... E uma colecção de fatos que a minha mãe me fazia para ela. 
São encantadoras essas bonecas!
E engraçado como parece que estão novamente na moda. Ou simplesmente serão as mães que as compram para recordar os seus tempos de infância?!... É que as meninas de hoje têm outro tipo de interesses: telemóveis, consolas, IPeds... Enfim! as altas tecnologias...
Tudo muito menos inofensivo que os brinquedos do meu tempo. Quando nos juntávamos a fazer jantarinhos para as bonecas ou os manos a organizarem corridas de carros, as mães sabiam o que ocupava o nosso tempo e a nossa mente. Hoje, saberão os pais o que se esconde por detrás duma conversa de telemóvel ou duma troca de frases no facebook?
A ciência evoluiu e trouxe imensas possibilidades mas os perigos também aumentaram e as consequências lemos e ouvimos todos os dias nos jornais.
Recordar as bonecas e lembrar brincadeiras de infância é voltar a um imaginário de que elas fazem parte e que hoje parece estar esquecido. São memórias dum passado bem vivido, dum tempo diferente em que " o sonho comandava a vida".
  Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário