terça-feira, 10 de março de 2015

" O saber não ocupa lugar"

Por isso é bom que conheçamos nomes e pessoas de quem não se fala ou se fala  muito pouco. No entanto, tiveram às vezes, um papel importante ou realizaram trabalhos reconhecidos . É o caso de frei Juan Bautista Maíno. Sabeis quem é? Já ouvistes falar nele? No entanto, foi um pintor, um  frade dominicano que até foi mestre de pintura do filho de Filipe II.
É um Italiano que, por acaso, tem uma costela portuguesa por parte da sua mãe. E, há circunstâncias na vida bem originais... conheceu a terra da sua mãe precisamente quando Filipe II veio a Portugal e Frei Juan o acompanhou.
Nasceu em Itália em 1581 e por lá fez a sua formação artística, influenciado por autores e obras bem conhecidos.
Durante a juventude foi convidado a pintar em inúmeros locais como a catedral de Toledo  e o convento dominicano de S. Pedro Mártir.
E talvez, porque não há acasos, foi aqui que Deus o chamou à vida religiosa, por influência do ambiente em que estava a trabalhar.
"Deus tem razões que a razão não conhece..."
Tinha 32 anos quando se fez Dominicano mas mesmo depois de professar não deixou de expressar a sua Fé e pregação através da pintura.
É mais um nome, uma figura que nos torna presente S. Domingos e a sua Ordem que se prepara para comemorar os 8oo anos da sua fundação.


Sem comentários:

Enviar um comentário