terça-feira, 31 de março de 2015

Caminhando...

Estamos a viver uma semana em tudo igual e em tudo diferente das outras semanas do ano.
É um tempo cheio de Graças, de Mistério, de contradições.
É uma semana densa, pesada, em que mesmo sem querer temos uma sensação de desconforto, de tristeza, de perca. Parece que nos devemos sentar aos pés da cruz chorando todas as dores e todos os erros mas, ao mesmo tempo, sentimos que é preciso preparar a ressurreição que vai chegar, bem como a oferta eterna da presença de Cristo na Eucaristia.
É uma semana de contradições!
Jesus retirou-se discretamente porque "ainda não chegou a Sua hora"... Mas no seu coração certamente se sente já a angústia da hora que se aproxima :
"Pai que se faça a Tua vontade".
E a vontade do pai pressupõe humilhação, despojamento, dor, morte.
Durante estes dias de espera (digamos assim) os acontecimentos futuros vão passando pela mente de Jesus e a Sua humanidade  revolta-se, apesar do dom oferecido e aceite voluntàriamente.
"Pai, afasta de mim este cálice..." É a paixão e a morte mas também a traição de Judas, a negação de Pedro, o abandono dos Apóstolos, o sofrimento de Maria.
Nestes dias de espera, aguardando e preparando a Ressurreição, voltemos a dizer o nosso Sim, aquele que pronunciámos no dia da nossa escolha e, juntemo-nos a Jesus na Sua caminhada.
              Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.



Sem comentários:

Enviar um comentário