sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sexta-feira Santa

..." Jesus passou para o outro lado da corrente do Cédron..."
Ia com os Apóstolos, os seus amigos.Mas afastou-se deles para falar com o Pai, dizer-Lhe da Sua dor, da Sua angústia , da Sua aflição.
O Seu espírito estava pronto mas a Sua humanidade sofria a angústia dos acontecimentos que se aproximavam. Procurou o apoio dos apóstolos mas eles estavam a dormir... " Nem uma hora pudestes vigiar comigo?"
E a situação repete-se. Jesus continua na sua situação angustiante e os apóstolos a dormir...
Connosco também acontece assim, por vezes. Necessitamos uma palavra amiga mas os amigos estão longe, silenciosos... Mas estão! Os apóstolos também estavam...
Depois, Jesus coloca-se nas mãos do Pai e encontra o ânimo de que necessita. E diz aos apóstolos : " Podeis dormir agora!"
Mas já não há tempo. Chega Judas e os soldados. Jesus é preso. Inicia-se o seu percurso de Anás para Caifás, para o pretório, para Pilatos, para a multidão ululante que pede a Sua condenação: Crucifica-o; crucifica-o.
Pedro, cá fora, não tem coragem de afirmar a sua pertença ao grupo dos amigos de Cristo. Mas chora , quando o Senhor o olha. E, de longe, vai acompanhando o caminho até ao calvário.
Lá, do alto da Cruz, Jesus dá-nos a Sua mãe, antes das últimas palavras:
" Nas tuas mãos , ó Pai, entrego o meu espírito "
Ir.M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário