terça-feira, 14 de abril de 2015

Homens do Evangelho

O Evangelho de S. João apresenta-nos Nicodemos como um personagem interessante.É um membro do Sinédrio, influente, conhecedor da Lei. Vem falar com Jesus e chama-lhe Rabi. Afirma que todos sabem que ele vem da parte de Deus como um Mestre pois "ninguém podia fazer os sinais que ele faz se não fosse enviado por Deus". Nicodemos vem falar com o Mestre; sabe quem Ele é; dá o seu testemunho de Fé. Mas vem de noite , com medo dos judeus. Ele era uma pessoa importante e tinha receio de ser identificado como seguidor de Jesus. Tinha medo, mas sabia que valia a pena conhecer aquele Homem, diferente dos outros, que "tinha palavras de vida eterna".
Veio e ouviu o Senhor dizer-lhe que era preciso renascer se queria ver o Reino de Deus. Ouviu e ficou chocado, como é natural e fez as suas perguntas; questionou Jesus e Ele respondeu-lhe.
O Mestre não se importa que O interroguemos, que Lhe apresentemos as nossas dúvidas, que Lhe ponhamos as nossas questões...
Foi o que Nicodemos fez  e certamente saiu confiante. Percebeu o que era "renascer": lavar-se nas águas do Baptismo,encher-se com a graça do Espírito Santo, mudar de vida.
E certamente deixou de ter medo. Foi ele que veio trazer os perfumes para, com José de Arimatéia, embalsamar o corpo de Jesus.
Tudo muda, tudo se altera, tudo se modifica, quando temos a coragem de "nascer de novo".
Podemos ter medo, contestar, pedir explicações... mas se confiamos, se renascemos, podemos antever o Reino de Deus. Mesmo quando Deus não nos dá respostas claras...
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário