sábado, 4 de abril de 2015

O Grande silêncio

" E um grande silêncio se estendeu sobre a terra... "
Nesse silêncio relembro as estações da Via Sacra que ontem percorri. E mais um vez me detenho pensando no Cireneu, aquele homem que é instigado a levar a cruz de Jesus. É um estranho que passa " no lugar errado, à hora errada". E os soldados aproveitam para exigir que ele ajude a levar a cruz. Ninguém lhe pergunta se está disposto... se quer... se pode... Impõem-lhe uma acção que, noutras circunstâncias, seria uma caridade.
Mas o que sempre me choca, me impressiona, me faz pensar, não é bem o Cireneu e a sua ajuda. É antes a atitude de Jesus que se deixa ajudar por aquele estranho que os soldados lhe impõem.
Está demasiado cansado para protestar? Sabe quem é o homem que afinal não é um desconhecido? Acha que qualquer ajuda é bem vinda no seu estado de esgotamento?
Nada disso! Simplesmente é mais uma lição que Jesus nos quer dar. É preciso que olhemos para os que passam ao nosso lado, sejam eles quem forem. É importante que façamos calar o nosso orgulho e deixemos que nos ajudem, permitamos que toda e qualquer ajuda oferecida seja aceite.
Tantas vezes nos queixamos de não encontrar o consolo, o apoio, a ajuda dos amigos e não vemos a mão estendida que se nos oferece.
Tenhamos presente a lição de Jesus.

Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário