Muitas vezes somos cépticos em relação ao nosso desempenho junto dos alunos que passaram pelo Colégio e estão anos e anos sem aparecer. Mas estamos enganados se pensamos que a nossa acção foi algo sem consequências. A Vida, muitas vezes, impede os nossos alunos de voltar, de dizer das suas saudades, de enumerar as suas recordações.
Mas quando voltam... Às vezes 30, 40 anos depois, que deslumbramento!...
Querem ver tudo: os dormitórios que já o não são; a floresta, onde comiam, em tal mesa; a varanda onde vinham muitas vezes afogar as suas mágoas a olhar o mar; o ginásio que guarda a lembrança das grandes festas que aqui se realizaram... E vão à capela e lembram o sr. Padre Domingos, a sua bondade, a facilidade com que as acolhia. E recordam as suas aulas de Matemática, os passeios à presa em que iam com ele e as viagens em que todos participávamos.
E muitas vezes, acabam com uma confidência: " O que sou hoje devo-o ao Colégio e o que ensino aos meus filhos foi o que aqui aprendi!"
E há lágrimas e abraços e comoção.
O tempo passa mas as saudades ficaram porque o tempo que passaram no Colégio as marcou positivamente. Nada foi em vão. "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena"
Ir. M.Teresa C. Ribeiro,O.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário