quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Projectos e realidades

As férias, o mar, as mudanças de actividade não fazem esquecer um passado que nós vivemos e construiu o "ontem" que nos encheu.
Claro que o "presente é sempre um instante entre o passado que já não é e o futuro que ainda não foi"... Talvez por isso mesmo, tudo o que ainda não vivemos vai ser norteado e marcado por aquilo que construímos e experimentámos.
O ano escolar vai recomeçar. As escolas vão estar novamente cheias de crianças e jovens. Vão recomeçar os gritos, os risos, as brincadeiras. 
As responsabilidades e o trabalho voltarão a povoar os dias de professores e alunos. As pastas, os livros novos, as roupas ainda de Verão apresentar-se-ão em profusão.
Nas ruas, outra animação se sente já. Mesmo o trânsito começa a retomar o ritmo mais acelerado de quem tem um horário a cumprir.
As Janelas das casas começam a abrir-se mais cedo numa tentativa de adaptação a novos esquemas e os jardins e praças a reflectir uma animação que não é da Primavera que vai chegar mas sim da juventude, neste período de expectativa.
Às vezes, vê-se alguns jovens subir os degraus duma qualquer igreja próxima. Vão aproveitar para pedira protecção do Pai, o apoio de Maria. Fazem bem, pedir apoio neste início de ano. Outros confiam apenas nas suas capacidades e nas circunstâncias... Mas todos parecem encarar com entusiasmo o ano que começa. Ainda não é o momento das preocupações com testes e notas. Agora, apenas a alegria de rever os amigos, de contar aventuras, de saber novidades.
Saudemos o ano que chega e procuremos vivê-lo com Fé e com Esperança.
                  Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário