sábado, 19 de setembro de 2015

O lugar do Encontro

"Tudo na nossa vida começa com um encontro" É a frase que, debaixo da torre da entrada, procura chamar a atenção de todos os que passam fazendo-lhes o convite para a reflexão sobre a importância do encontro.
Parei para reflectir neste tema do "encontro". O primeiro passo, foi no momento da concepção, por vontade dos nossos pais que quiseram colaborar com Deus. Mas depois, quantos momentos de encontro!... A começar no nascimento, o primeiro embate com a Vida; no Baptismo, o encontro com a Trindade que nos transmitiu a Graça; na Comunhão, o encontro com Jesus que nos alimenta e transmite a força para ser cada vez melhor; na opção por um caminho, qualquer que seja a nossa vocação. E no fim, quando os nossos dias terminarem, o encontro definitivo com o Pai, para a Vida eterna.
E o encontro com os outros... quantas lições de vidas; quanta aprendizagem; quantas amizades construídas...
Mas tudo isto só é possível quando começamos por nos encontrar com Deus e connosco mesmos, quando entramos dentro de nós e descobrimos o dom de Deus, as graças que encheram os nossos dias, os avanços e recuos que marcaram a nossa caminhada, as luzes e as trevas que povoaram a nossa vida.
O nosso encontro, autêntico e verdadeiro, com o Pai só é possível se Jesus, o filho de Deus feito Homem , ocupar o lugar central na nossa vida.
Não deixemos que tudo e os outros ocupem o lugar d´Ele.
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário