sábado, 14 de janeiro de 2017

Revendo a História

A pouco e pouco vamo-nos afastando da grande festa que é o Natal.
Ao mesmo tempo, podemo-nos lembrar da caminhada feita por esse Jesus que começou "andando", de Nazaré para Belém, mesmo antes de nascer .
E depois, ainda pequenino, teve que fugir para o Egipto porque era perseguido por Herodes.
Realmente, a História repete-se!
Hoje, continuamos a saber de meninos que têm que fugir porque estão a ser perseguidos por causa desse outro Menino, que veio para os salvar mas que muitos não conhecem e continuam perseguindo. Ele mesmo acabou morrendo às mãos dos que não O quiseram aceitar.
Mas... voltando ao percurso de Jesus , constatamos que regressou do Egipto, não sabemos quando, mas aos 12 anos devia andar por ali pois foi aos Templo com Maria e José.
E então, a grande preocupação infligida aos pais: "Filho, por que razão nos fizeste isto? Teu pai e eu procurávamos-te aflitos..." E a resposta convincente e explicativa: " Não sabíeis que tinha que tratar das coisas do meu Pai?"
Também nós podemos causar preocupações e sofrimentos à nossa família. Mas, se é por um "bem maior", se é para ir ao encontro da vontade do Pai, então não há que lamentar ou olhar para trás.
Ele acolhe-nos e resolve as dores que, eventualmente, provocámos. Afinal a Sua paternidade estende-se a todos os homens.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário