quarta-feira, 13 de julho de 2016

Esperança - a irmã mais nova das virtudes

" Mas a esperança, diz Deus
 isso sim, até para mim me causa estranheza.
Que estes pobres filhos vejam como as coisas vão hoje
e acreditem que amanhã tudo irá melhor.
Isso sim, é assombroso e é a maior maravilha da Nossa graça.

Eu próprio estou assombrado.
Quanto não será preciso que seja a Minha graça
e a força da Minha graça
para que esta pequena esperança,
vacilante ante o sopro do pecado,
temerosa ante os ventos,
agonizante ante o menor sopro,
continue viva, impossível de apagar?

Esta pequena esperança que parece coisa de nada,
esta pequena esperança, imortal.
Pelo caminho empinado, arenoso e estreito,
arrastada e amparada pelos braços das suas
irmãs mais velhas ( Fé e Caridade),
vai a pequena esperança como uma criança
que não tem força para caminhar.

Mas na realidade é ela que faz andar as outras duas,
aquela que as arrasta,
aquela que faz andar e mover o mundo inteiro.
Porque, em verdade, não se trabalha senão pelos filhos,
e as duas virtudes maiores só avançam
Graças à mais pequena"
Charles Peguy

Sem comentários:

Enviar um comentário