sexta-feira, 25 de maio de 2012


Fomos ontem a Fátima com os alunos. Vamos todos os anos, nesta altura do mês de Maio.

O mês de Maio é um mês muito especial. Parece que nos esquecemos de dificuldades e preocupações, de arrelias e inquietações. É que a chegada do mês de Maio, é  o prenúncio de que o verão está a chegar, que o calor vem aí, que as férias não estão longe.

Maio é tempo de festas, de música, de convívios!... É altura em que mais se manifesta alegria, satisfação, felicidade. Começam-se novas relações , programa-se o tempo livre, projeta-se o que vai ser, vive-se a alegria do “novo” que chega cada ano.

Mas temos que nos lembrar que Maio é sobretudo, para nós cristão, e não só, tempo de milagre, de aparições, de dádiva.

Foi em Maio que Fátima se tornou “Altar do mundo”; foi em Maio que o Papa João Paulo II nos visitou para agradecer à Senhora do Rosário ter-lhe salvo a vida; é em Maio que milhares de pessoas se reúnem em Fátima para rogar e para agradecer; foi em Maio que Maria pediu aos pastorinhos que rezassem  o terço pela salvação do mundo.

E nós, que estamos num Colégio Dominicano, não podemos esquecer este pedido.

Até porque, muito antes de Nossa Senhora aparecer em Fátima, já os Dominicanos espalhavam, entre os crentes e os menos crentes, esta devoção ao Rosário.

Tenhamos presente esta tradição Dominicana e este pedido que Maria fez  às crianças, para que a guerra acabasse e a Rússia se convertesse.

Eram três crianças mas entenderam. Compreenderam que o fim da guerra ou a conversão da Rússia eram etapas duma grande caminhada que todos temos que fazer, a nossa própria conversão.

Fomos a Fátima! Cantámos, rezámos, participámos na Eucaristia…

Junto de Maria pedi para estarmos de coração liberto e podermos ouvir o apelo que nos é feito, como ao jovem rico: Queres ?...

                                                                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário