quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O ontem e o hoje

Ontem festa dos Santos Inocentes.
Recordo os tempos da minha juventude em que este era "um dia diferente" para as noviças e postulantes.
Desde a meia-noite podíamos fazer quase tudo aquilo que nos estava vedado no resto do ano: preparar um repasto melhorado "assaltando" a dispensa, ensaiar representações para a comunidade, ir bater à porta das superioras a pedir um presente para festejar o dia...
Enfim!... dos Inocentes massacrados lembrávamo-nos pouco...Eles já estavam no céu, junto do Pai, gozando das alegrias eternas.
Hoje, a situação é outra. Para mim, que já não brinco aos "santos Inocentes" e para todos nós que lembramos, nestes dias de Alegria, que há outros mártires: crianças,também, mas jovens, adultos e idosos. Gente que morre simplesmente porque é cristã, porque é apanhada numa luta entre os que seguem Jesus Cristo e os que O odeiam.
E neste tempo de Natal, em que tudo devia ser Alegria, porque Jesus veio habitar entre nós, há esta sombra negra que torna mais escura e mais presente as preocupações e dores que nos apoquentam.
Mas, não nos podemos deixar abater. Há que aumentar a nossa Fé e a nossa Esperança e cantar como os anjos: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra" . Temos que saber que uma coisa e outra são possíveis,
porque Ele está connosco.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário