domingo, 2 de outubro de 2016

Outubro mês do Rosário

Que significado terá esta designação dada a este mês, para a maioria dos católicos? Foi uma pergunta que me fiz esta manhã. Será que se vão comprometer a rezar , diariamente, o Rosário?... Que vão a Fátima celebrar a última aparição de Nossa Senhora naquele local?... Que vão procurar ter mais presente Maria, a Senhora do Rosário?...
Para a Ordem Dominicana o mês do Rosário é um mês especial, ou não fossem os Dominicanos os impulsionadores da devoção ao Rosário...
Até foi um Papa Dominicano- S. Pio V - quem deu ao rosário a sua forma definitiva e o instituiu como oração da Igreja.
Este ano, ano em que estamos a comemorar o Jubileu dos 800 anos da Ordem, no dia 7, festa de Nossa Senhora do Rosário, em todas as Igrejas Dominicanas haverá uma celebração especial. Em Lisboa, em S. Domingos da baixa, às 15 horas,  com representação de todos os elementos da Ordem, rezar-se-á o Rosário em honra de Maria.Estarão presentes frades, freiras, elementos das fraternidades leigas e, todos aqueles que connosco quiserem rezar.
O Rosário é uma oração simples e acessível a todos; uma sucessão de Pai-nossos e Avé-Marias, oração comum a todo o povo cristão.
No entanto, cada Mistério encerra uma parte da história da nossa salvação. Com os mistérios podemos reflectir na Anunciação do anjo, no nascimento de Jesus, mas também na Sua Paixão, Morte e Ressurreição, entre os outros todos. É a história da vida de Jesus e de Maria que cada um de nós pode entender, reflectir e viver à sua maneira. Neste mês, em particular, que seja mais viva a nossa reza do Rosário.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário