sexta-feira, 11 de abril de 2014

A escolha...

Enquanto tentava pôr em ordem os pensamentos duma noite atribulada, quase instintivamente abri a Bíblia ao acaso. Saiu-me o Evangelho de S. Lucas e nele a parábola da ovelha perdida. Directamente não tinha nada a ver com os meus pensamentos revolto. E daí...
Não pude deixar de me perguntar o que tinha levado o pastor a deixar todo o rebanho para ir à procura duma única ovelha que se tinha perdido. Porquê? Era menos uma ? Tinha que dar contas dela? Era um prejuízo material acrescido? Aquela era uma ovelha especial?
Por tudo isso talvez... o pastor tinha ido à procura... mas o mais natural é que a preocupação do pastor se centrasse simplesmente na ovelha que se tinha perdido. Apenas isso. Daí a alegria ao encontrá-la.
Se das ovelhas passarmos ao " rebanho " a que nós pertencemos, constatamos como é fácil perdermo-nos.
E aqui entro no campo dos meus pensamentos. 
O trabalho, os interesses, os projectos, as preocupações, o imediato e o indispensável são outros tantos motivos que nos levam, fàcilmente e quase sem darmos por isso, a nos afastarmos do caminho certo e a nos enfiarmos por "veredas tenebrosas".
Às vezes perdemo-nos voluntariamente, sabende de antemão que estamos a escolher caminhos que nos conduzem a metas indesejáveis. Só muito mais tarde lamentamos o tempo e os esforços desperdiçados... Mas outras vezes é a inconsciência , o ambiente pelo qual nos deixamos envolver ou o grupo ao qual pertencemos que nos levam a um percurso do qual não encontramos a saída.
Perdemo-nos!... Talvez um dia , olhando para trás, para esse "passado que já não é" constatemos quão longe nos encontramos da meta onde o Senhor nos espera.
Mas não vale a pena "chorar sobre leite derramado" . Vale sim a pena recomeçar, certos de que Deus não nos quer nunca perdidos. E tal como o pastor que leva a ovelha ao colo; tal como o pai do filho pródigo, que sai ao seu encontro, também Deus nos aguarda para se congratular com o nosso regresso.
Aproveitemos este tempo de Quaresma, que é tempo de reencontro, para procurar e seguir o caminho certo.
           Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

1 comentário: