terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dia de Anos

Ontem fiz anos!
Fazer anos é um acontecimento. Não pela festa, pelos parabéns recebidos, pelos eventuais presentes... Mas porque é mais uma razão para dar graças a Deus por todos os dons recebidos.
Quando um bebé nasce é uma alegria para a família mas ainda ninguém sabe as opções que ele vai fazer na vida, como vai usar a sua liberdade, como vai ser conduzido o seu percurso de vida.
São tudo incógnitas que o tempo se vai encarregando de decifrar.
Depois, cada ano que passa, novos desafios se vão apresentando, novas graças se vão recebendo, nova consciencialização se vai fazendo de que escolher o Bem é fazer render dons que o Pai colocou no nosso coração.
Mas, nem sempre é fácil. Sobretudo se somos ainda jovens, pensamos pouco em atingir a meta traçada por Deus. Está-se demasiado próximo do "princípio" e ainda nos parece cedo para encarar e preparar o" fim".
Há toda uma adolescência e uma juventude para descobrir e para viver... Há mil projectos para elaborar e realizar... Há um mundo de questões a pôr e a responder...
Por vezes vai-se sentindo a angústia do "não ter realizado", da inutilidade do trabalho produzido, da pequenez do caminho percorrido... Mas, não podemos deixar-nos invadir por esse desconforto.
Deus está sempre conduzindo os nossos passos, aguardando o nosso regresso, quando nos afastamos, dando-nos forças quando desanimamos.
Nunca Deus nos pede nada para além das nossas forças e, ao criar-nos, Deus quis para nós a Felicidade, contra tudo e apesar de tudo.
Conforme vamos crescendo em idade, vamos também aumentando a nossa dose de sabedoria e compreendendo que a Felicidade se conquista e faz parte da nossa meta. 
E, de cada vez que fazemos anos, compreendemos que é mais um momento de acção de graças, de nos ajoelharmos e dizermos obrigada pela felicidade já alcançada, ao mesmo tempo que prometemos lutar mais um ano para nos aproximarmos do plano estabelecido pelo Pai para nós .
Os parabéns que nos dirigem deve ser um incentivo para fazermos bem o que a vida nos pede, cada dia.
Obrigada a todos e cada um dos que me dirigiram esse incentivo.
                          Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

2 comentários: