domingo, 5 de janeiro de 2014

Ser feliz é...

Hoje é domingo e está sol depois daqueles dias de mau tempo. Talvez por isso as nossas almas cantem e pensemos mais em ser felizes. Mas, segundo Gandhi, "não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". 
Com esta frase, Gandhi sugere-nos que a felicidade a vamos nós construindo , no percurso que fazemos cada dia, ao encontro do Pai, no seguimento da Sua Palavra.
E Fernando Pessoa, num seu poema, dá-nos algumas sugestões:

" Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos
os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta."

Não podemos deixar que nada nem ninguém nos impeça de conquistar e seguir o caminho que faz de nós aquilo que Deus quer: Homens felizes.
Aliás, Pessoa começa o seu poema lembrando-nos que " A nossa vida é a maior empresa do mundo e podemos evitar que ela vá à falência"  e termina com um conselho muito expressivo: " Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Meditemos nestas suas palavras e acreditemos que tudo isso passa pelas nossas vidas e é fácil ultrapassar. É só e apenas confiar na Graça e procurar, cada dia, dar um passo mais na estrada magnífica que Deus traçou para nós.
                                                                         Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.





1 comentário:

  1. Bom dia. Gostei muito. A aplicação com o poema de Fernando Pessoa, acho tão bem...e tento até não ter pedras para construir um castelo e olhá-las mais como circunstâncias naturais de termos cá vindo. Melhor ainda como bolas de sabão...Bom dia Madre Teresa.

    ResponderEliminar